sexta-feira, 2 de maio de 2014

Conhecendo as Belezas do meu Piauí: 
A Gruta de Lourdes da Betânia em Laga do Piauí: Um lugar de Memória, História e Patrimônio

A Gruta de Lourdes da Betânia é um dos  santuários mais visitados no Piauí. Ele encontra-se na cidade de Lagoa do Piauí que fica a 50 Quilômetros da capital Teresina. Este foi construído no ano de 1948 nas proximidades da atual cidade de Monsenhor Gil que na época era chamada Natal. A emancipação da cidade de Lagoa do Piauí aconteceu em 1995. Antes da emancipação da cidade de Lagoa do Piauí a Gruta já havia sido construída a 47 anos atrás. 
A Gruta de Lourdes foi construída pela senhora Maria Carmeli dos Santos Noronha, juntamente com o Frei Vitorino ( este celebrava suas missas em Natal, atual cidade de Monsehor Gil). Sendo a senhora Carmeli uma pessoa bastante devota de Imaculada Conceição, está fez uma promessa de construir uma Igreja. Em uma dessas missas em que a senhora Carmeli fora na comunidade de Natal, como era de costume ela convidou o padre para almoçar em sua propriedade. Após o almoço ele confessou que teria feito uma promessa a Virgem Maria, pois ele havia sobrevivido a uma guerra, e tinha prometido a construção de um santuário religioso, como ela também havia feito uma promessa desse tipo, ela disse que o ajudaria construir esse santuário, cedendo uma parte de suas terras. E assim foi feito em 1948 "nasce" a Gruta de Lourdes da Betânia. 
A Gruta de Lourdes foi inaugurada no dia 11 de Fevereiro, dia da aparição de Nossa Senhora de Lourdes na França. Nossa Senhora apareceu a uma menina chamada Bernardette de 14 anos que morava nos Pirineus na França. Ela era uma menina muito humilde, uma criança bastante religiosa. No dia 11 de Fevereiro de 1858 a Virgem aparece para a menina Bernardette, que havia ido procurar lenha com uma amiga e uma irmã, como ela sofria de problemas de saúde, não pode atravessar o rio Gave, ficando sozinha nas margens do rio, enquanto sua irmã e amiga iam a procura de lenha. Quando a criança estava sozinha, ela olhou para a rocha de Massabielle e viu uma aparição que era a Virgem Santíssima. Depois dessa aparição Nossa Senhora ainda mostrou-se 18 vezes para a criança Bernardette. 
A Gruta de Lourdes da Betânia é um local de memória e sociabilidade. No dia 11 de Fevereiro data em que é comemorado a aparição de Nossa Senhora de Lourdes, milhares de pessoas saem de várias cidades circunvizinhas e cidades mais longínquas a fim de venerar e pagar suas promessas.
A cada ano que passa o que se percebe é o aumento do número de fiéis e curiosos. Esses vão "pagar" suas promessas com a colocação de ex-votos, a prática de orações, o ato de caminhar vários quilômetros como penitência, são várias as práticas que encontramos neste santuário.  
Em cada canto da Gruta encontramos uma história e várias memórias. Esse espaço é marcado por fé e acaba se materializando através das ações de devotos. A Gruta de Lourdes da Betânia se tornou um Patrimônio Material pelo espaço físico construído, carregado de subjetividades e individualidades.
 O Piauí é marcado pela religiosidade popular, não só a Gruta de Lourdes, mas outros santuários como: Santa Cruz dos Milagres, Memorial a alma do motorista Gregório e outras devoções relacionados a mártires. Todas essas práticas devocionais, essa cultura popular religiosa é um resquício da colonização do Piauí, que é marcado pela forte presença dos jesuítas e a participação direta da Igreja Católica. 
Identificamos a Gruta de Lourdes da Betânia como um santuário de grande significação para o nosso Estado, que ajuda a constituir identidade tradicionalmente religiosa do povo piauense. Enquanto historiadora debruço-me na História da religiosidade popular do Piauí, com o objetivo de inserir a Gruta de Lourdes da Betânia na historiografia piauiense. 


                                            Fonte: Arquivo Pessoal da Pesquisadora; Entrada da Gruta de Lourdes em Lagoa do Piauí.
                                              Fonte: Arquivo Pessoal da Pesquisadora; Imagens das Santas Nossa Senhora de Lourdes e a Santa Bernardette.
                                               Fonte: Arquivo Pessoal da Pesquisadora; Terços e imagens nas salas de milagres.
                                      Fonte: Arquivo Pessoal da Pesquisadora; Vista da Gruta de Lourdes da Betânia
                                           Fonte: Arquivo Pessoal da Pesquisadora; Caminhada de devotos que saíram da cidade de Monsenhor Gil que fica cerca de 7 quilômetros da Gruta de Betânia, para o pagamento de promessas.
                                            Fonte: Arquivo Pessoal da Pesquisadora;  Missa Campal em frente a Gruta de Lourdes. 


Escrito por: Samila Sousa Catarino (graduanda do curso de licenciatura plena em História da Universidade Estadual do Piauí). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário